Pular para o conteúdo principal

O QUILOMBO DOS PALMARES

Foi, e ainda representa a maior fôrça e resistência Socioeconomica e politica da história do Brasil, servindo como exemplo de luta, fôrça e Raça de um povo, tendo lutado e resistido por quase cem anos lutando pelo direito á vida e á liberdade, na Serra da Barriga , hoje Estado das Alagoas, antes território da Capitânia de Pernambuco. Em 1650, um grupo de escravos se rebelaram no Engenho de Piancó, território da Capitânia de Pernambuco, liderada pelo Príncipe Negro Angolano “Zumba” que os conduziu para o alto da Serra da Barriga,onde ficava a aldeia da nação Indigína Potiguar “Palmares”, liderada pelo Cacique Canindé e a Xamã Akutirene. Segundo conta a história que a velha Feiticeira previra que um certo dia surgiria de um grande rio um grande Rei que imortalizaria “Palmares”. Com sua grande liderança foi eleito Rei “Ganga” de Palmares. Dentro de poucos anos a população negra passou para 70% a dos principais quilombos, que ao todo foram oito ( Amaro, Akutirene, Macaco, Aqualtene, Danbraga, Subupira, Adalaquituxe), 25% de Índios e 5% de Portugueses Brancos foragidos(Mestiços, potugueses, Franceses e Espanhóis). Toda essa miscigenação racial criou uma nova cultura étnica, religiosa, dialética, Capoeira, culinária, relações culturais onde a terra era patrimônio de todos e as decisões de Ganga eram decididas pelo concilio dos anciões “Zama”, que representava os patriarcas de cada familia. Palmares foi a maior Republica socialista da América, formava um arco-ires racial do povo Brasileiro(Negros, Mamelucos, Índios, Cafuzos, Sararás, Mulatos, Brancos e etc.), nessa sociedade surgiu a Capoeira com a fusão das culturas negras, indígenas e brancas. O negro contribuiu com o N'Golo, a ginga, a mandinga e com seus instrumentos, o pandeiro quadrado, o atabaque Islâmico, o agogô e mais tarde com a introdução do berimbau (urocongo), pelos Afro-descendentes. Os Índios com as marimbas, xererê, atabaque de tronco ôco e pele de Anta, com movimentos que imitavam os animais.
Ouviu-se falar de Capoeira pela primeira vez durante as invasões Holandesas, em 1624, quando os índios, e negros escravos, ( as duas primeiras vítimas da colonização), aproveitando-se da confusão gerada pela invasão fugiram para as matas, aumentando o contigente dos quilombos dos palmares onde o primeiro Rei “Ganga” chamava-se Zumba: Salientamos que o primeiro Quilombo registrado foi em Pernambuco, quando da primeira revolta e fulga dos escravos da vila de Olinda, tendo os negros adentrado as matas e criado o quilombo do “Cumbi” terras hoje entre Joaquim Nabuco e Palmares, em 1558.
Em 1678 foi registrado a chegada de Ganga Zumba, Rei dos Palmares, ao Recife. Onde foi recebido pelo então Governador Souza de Castro: Por várias vezes Ganga Zumba com seus guerreiros maus vestidos chegaram a Recife, convidado pelo Governado de Pernambuco para falar a respeito dos muitos escravos que conseguiam fugir para os Quilombos, deixando grandes prejuizos para os fazendeiros, que precisavam da monocultura escrava: do acordo firmado entre Zumba e o Governo Constituinte,nada foi cumprido por parte do poder Constituido. Tambem durante uma dessas visitas Ganga Zumba foi envenenado pelos seus próprios colaboradores manipulados pelo Governo Pernambucano. “ ZUMBÍ”: Tendo assumido o comando do Quilombo dos Palmares e sua nação com a morte de seu tio Ganga Zumba, o guerreiro Zumbí que quando criança havia sido raptado por Bandeirantes ou Caçadores de Escravos, foi entregue e criado por um padre em Recife, que aos 15 anos já era coroinha, e aos 25 anos fugiu para os Quilombos dos Palmares ficando no lugar de Ganga Zumba, mas foi morto no dia 20 de Novembro de 1695 pelo perveso Domingos Jorge Velho, a sua cabeça foi colocada em sal e enfiada em um poste na frente da Igreja de Nossa Senhora do Carmopara mostrar a seus seguidores que seu defensor havia sido vencido, hoje existe o monumento do mesmo, e a data de sua morte é comemorada o dia da Consciência Negra, Segundo a lenda Zumbí era um nato lutador de Capoeira. O reinado de Zumbí durou 14 anos.
A Capoeira é considerada a Arte Marcial Brasileira pelo motivo de ser utilizada de Muitas formas como as Maltas, Guerra do Paraguai, Revoltas dos Mercenários, nas Caramussas entre monarquia e republicanos, Guerra das Tabocas, mascates, Guardas costas de José do Patrocínio e Dom Pedro I, Canudos, Farrapos, Primeira e Segunda Guerra Mundial, ETC...

Comentários

  1. Parabens mestre por esta grande historia e por o senhor ser um grande Mestre de Pernambuco é realmente o grão-mestre de Pernambuco é assim mesmo que deve ser reconhecido por todos e pode contar comigo e muito obrigado por ser meu amigo de tantaos anos posi te conheço desta maneira meio de longe e perto desde que eu era menino era vc que sempre ouvia meus amigos falar e por isso tenho tanto respeito por sua perssoa e peço sempre a Deus em oração que lhe der saude para quantinuar divulgando nossa arte e que seja sempre este Mestre de verdade humilde e cincero ora não fui seu aluno mas sempre me centi um aluno seu !!! axé grão-Mestre Pirajá

    ResponderExcluir
  2. Salve, Mestre. Lhe mandei semana passada um e-mail sobre uma pesquisa que estou fazendo. Enviei no e-mail csmpiraja@hotmail.com, que achei no seu perfil. O senhor recebeu?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. parabens mestre.que Deus continue lhe iluminando!!!!ass;dany

    ResponderExcluir
  4. O Pioneiro da Capoeira Pernambucana, denominada Anglo regional, Eu seguidor.

    ResponderExcluir
  5. O Pioneiro da Capoeira Pernambucana, denominada Anglo regional, Eu seguidor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRIA DA CAPOEIRA PERNAMBUCANA

Apartí de 1978 a capoeira tomou um impulso muito grande em sua divulgação e ensino, foi quando eu, Mestre Pirajá, participava de um concurso de música afro-Brasileira no Sesc de Santo Amaro quando conhecí o Mestre João mulatinho que se fazia acompanhar do Mestre Zumbí Bahia, e ambos tinham ido para assistí ao evento musical e mim conhecerem, fizemos uma grande amizade e apartí daí passamos a nos encontrar sempre que possivel para troca de conhecimentos, estudo, organização e jogar-mos capoeira, ainda hoje mim lembro da música que concorrí, sendo a mesma de autoria minha, Edson oliveira(compositor da escola Galeria do Ritmo) e do meu aluno e tambem compositor Heleno Lovação, “ Assunçê dis que não jogo Vou jogar prá assunçê ver Mas jogando a Capoeira Faço o mundo estremecer Vai vai Galeria, vai brincar O carnaval, Na roda de Capoeira E no som do Berimbau E Grupo Senzala de Capoeira Joga de pés no chão e sacode a poeira.” Em 1980 nós faziamos o 1º Batismo Oficial e coletivo de Capoeira, p

O MESTRE

Eu conheci e mim iniciei na Capoeira com um irmão de criação de meu pai, conhecido pelo nome de Luiz Naval, que em 1958 chegou do interior para morar na localidade chamada de Visgueiro, hoje Vasco da Gama, onde nesta capoeira não existia o berimbau, era em forma de Batuque com tambores e palmas, as gingas eram passos laterais em formas de tombos e esquivas, para frente aplicando o ataque, e para traz em fuga, os golpes conhecidos e ensinados eram tapão, rabo-de-arraia, coices, cabeçadas, rasteiras, cotoveladas, chibatas, bandas, etc... Segundo êle, tinha aprendido com alguns negros descendentes de escravos que moravam e trabalhavam na Usina Bonfim e em seus engenhos, lugar aonde nasceu meus avós e pais, naquela região imensa entre as cidades de primaveras e fleixeiras, região da mata no Estado de Pernambuco. Eu já nascí em Recife, no Morro da Conceição, para onde meus pais haviam vindo morar quando se mudaram para a capital em busca de melhores dias de vida. Em meados de 1966 i

MURAL DE FOTOS DO MESTRE PIRAJÁ

ENCONTRO PRÓ-CAPOEIRA RECIFE MESTRE PIRAJÁ E MESTRE CURIÓ HOMENAGEM AO MESTRE PIRAJA PELA PREFEITURA DO RECIFE MESTRE PIRAJÁ E MESTRE MORCEGO MARDONIO MEU FILHO CAÇULA E MINHA ESPOSA DIRCE EXECUÇÃO DO HINO NACIONAL COM TODOS OS MESTRES QUE NA OCASIÃO FORAM HOMENAGEADOS HOMENAGEM DOS MESTRES AO MESTRE PIRAJA E ESPOSA MESTRE PIRAJÁ E SUA ESPOSA DIRCE MESTRE PIRAJÁ COM O TROFÉU EM SUA HOMENAGEM MESTRE PIRAJÁ FAZENDO UMA EXIBIÇÃO DE TOQUES DE BERIMBAU LADEADO POR SUA ESPOSA, MESTRE PADRE, CONTRA-MESTRE ENRROLADO E ALUNO MESTRE PIRAJÁ COM MESTRE KIM EM EVENTO DO GRUPO AXÉ NA TURQUIA MESTRE PIRAJA E MESTRE BARRÃO NO EVENTO DO AXÉ CAPOEIRA NA TURQUIA COM O GRADUADO HALIT E ALUNO MESTRE PIRAJÁ, MESTRE BARRÃO, MESTRE KIM, INSTRUTOR BARRIL EVENTO DO AXÉ CAPOEIRA NA TURQUIA ENCERRAMENTO DO EVENTO DO GRUPO AXÉ CAPOEIRA ANCARA - TURQUIA CIDADE DE NICE - FRANÇA MESTRE BARRÃO, MESTRE NEM, MESTRE HULK, MESTRE PIRAJÁ, MESTRE DUVALLE NICE - FRANÇA MESTRE DUVALLE, MESTRE PIRAJÁ, MESTRE BARRÃO E MESTRE NE