Pular para o conteúdo principal

O MESTRE

Eu conheci e mim iniciei na Capoeira com um irmão de criação de meu pai, conhecido pelo nome de Luiz Naval, que em 1958 chegou do interior para morar na localidade chamada de Visgueiro, hoje Vasco da Gama, onde nesta capoeira não existia o berimbau, era em forma de Batuque com tambores e palmas, as gingas eram passos laterais em formas de tombos e esquivas, para frente aplicando o ataque, e para traz em fuga, os golpes conhecidos e ensinados eram tapão, rabo-de-arraia, coices, cabeçadas, rasteiras, cotoveladas, chibatas, bandas, etc... Segundo êle, tinha aprendido com alguns negros descendentes de escravos que moravam e trabalhavam na Usina Bonfim e em seus engenhos, lugar aonde nasceu meus avós e pais, naquela região imensa entre as cidades de primaveras e fleixeiras, região da mata no Estado de Pernambuco. Eu já nascí em Recife, no Morro da Conceição, para onde meus pais haviam vindo morar quando se mudaram para a capital em busca de melhores dias de vida.
Em meados de 1966 ingressei no Corpo de Fuzileiros Naval, passando alguns meses em Salvador no Grupamento de lá, onde tive a oportunidade de conhecer a Capoeira práticada lá nessa epoca, como pude tambem conhecer o Senhor Manoel dos Reis Machados, renomado Mestre Bimba criador da Capoeira Regional Baiana, como tambem grandes capoeiristas Angoleiros da época, dentre eles os Mestres Caiçara, Valdemar da Paixão, Vermelho, Di-Mola, Fernandinho, Nêgo Teles, Briga, Manoel, e outros. No inicio de 1967 fui transferido para o Rio de Janeiro, onde conhecí e conviví com outros capoeiristas onde os mesmos na época estavam começando a se organizar criando vários grupos, tendo eu permanecido com Mestre Travassos e mestre Veludo, participando da criação do Grupo Pequeno Mestre no bairro do Barreto na cidade de Niterói.
Em 1969 por ocasião de ter vindo de férias a minha terra natal Recife, fundei o Grupo Senzala de Capoeira (de Pernambuco), em homenagem ao livro Casa Grande e Senzala, do Mestre Gilberto Freire, no qual fundei a capoeiragem que aprendí quando jovem com o meu meio tio Luiz Naval em Recife, e coloquei os golpes e Mandingas da Angola, e golpes com as cinturas desprezadas da Capoeira Regional Baiana mas as experiências e jogo que aprendí quando estava no Rio junto ao Mestre Travassos e outros capoeiristas da época, denominando a minha maneira de jogar e ensinar de " Anglo-Regional" ou Capoeira Pernambucana. Então ensinei esta fusão a 16 colegas de infância, com a maior aderência por parte da comunidade, até hoje se joga esse estilo em todo mundo, principalmente se o capoeirista for de Pernambuco.
Em fins de 1972, retornei definitivamente para Pernambuco, passando a ensinar a Capoeira as crianças, os adolescentes e adultos dos Morros e Altos de Casa Amarela, transformando a Capoeira como forma de lazer e terapia ocupacional, para melhorar a formação de nossa Sociedade, com a prática da Capoeira Pernambucana.
No Carnaval de 1973, desfilei com uma ala de Berimbau e duplas de Capoeiristas pela primeira vez com o objetivo de divulgar a Capoeira jogando o estilo Anglo-Regional na Escola Gigante do Samba. No dia 06 de Janeiro de 1974 divulguei e iniciei um projeto de graduação no Grupo Senzala de Capoeira-PE, recrutando vários alunos, preparando-os nos 73 golpes diretos, condicionando o corpo para criar novos movimentos, onde seriam aqueles que posteriormente iriam dar seguimento ao que eu tinha começado, dentro dos fundamentos e ensino da minha filosofia de vida e dos fundamentos da Capoeira os quais eu havia aprendido com os mestres que mim ensinaram, filosofia esta voltada para o trabalho, honestidade e amizade; Na época iniciaram dezenas de alunos participando de aulas teóricas, práticas, cursos, exames, e apresentações de Capoeira em toda Zona Norte do Recife, divulgando a Capoeira com o seu estilo de Pernambuco.

Comentários

  1. O Senhor no ultimo dia 31/10/2009, as 17h no espaço público do Marco "0" Zero do Recife - Pernambuco - Brasil, foi Intitulado Doutor Honoris Causa, da capoeira Pernambucana, com votação unânime de seis (6) conselheiros de Mestres e (28) Mestres Edificadores da UNICALEN; O que o senhor tem a dizer ?

    ResponderExcluir
  2. Salve Capoeira Mestre Espinhela!
    Obrigado pelo titulo,no entanto, apesar do respeito e consideração que toudos vçs tenhe por mim e sendo o Mestre mais velho de Pernambuco,acho que foi muito cedo para tão importante decisão por parte de vçs, pois surgirar muita polêmica, como já está surgindo pelos mestres de fora que não mim conhece e não conhece o trabalho que eu tive toudos êsses anos ensinando e divulgando a capoeira dentro das comunidades pobres da zona norte do Recife sem cobrar nada a ninguem, só por amor a arte da capoeira,inclusive recebí alguns e-mail contestando êste titulo pois segundo eles só as universidades é quem pode ortogar um titulo de tanta magnitude( Dr. Honoris Causa)sem mais a comentar e só agradecer pelo carinho e respeito que vçs que fazem e representam a capoeira de Pernambuco tenhe por êste Humilde Mestre.

    ResponderExcluir
  3. blog esta muito bom
    parabens mestre piraja.

    ResponderExcluir
  4. Mestre Pirajá, parabens eu não sou de Capoeira como o senhor sabe mais tenho muita admiração pelo seu trabalho e sua arte. Espero em Deus que cada dia mais tenha muito sucesso em sua jornada levando a cultura da capoeira.Um abraço fraternal. Diva França ( DIVATUR VIAGENS E TURISMO).

    ResponderExcluir
  5. Salve Capoeira, Amiga Diva França! Obrigada pelo seu comentário e suas palavras de insentivo, fiquei feliz, estarei postando toudas as semanas alguma informação sôbre a capoeira de Pernambuco e do Brasil, além de um pouco de minha história na capoeiragem, segue um abraço fraterno do amigo Mestre Pirajá.

    ResponderExcluir
  6. isso è muito importante para a capoeira de pernambuco ter um representante como o senhor mestre pirajà. E eu fico muito feliz por ter participado dessa linhagem um abraço forte e um salve do mestre cabeça.

    ResponderExcluir
  7. Salve capoeira! Mestre Pirajá, e muito bom dia, o que tenho a opinar, sobre os comentários de elementos de fora da Capoeira Pernambucana, é que eles são de fora, como os de “fora” em nada tem haver conosco, lhe a firmo que o título aqui aludido, é concedido pelos Mestres da Segunda Geração de Capoeiras de Pernambuco. Como elemento que a tudo presenciei, participei, e como tal os mestres que compõem o Conselho Superior da Unicalen fizeram esta homenagem, por não nos furtamos em fazê-lo com o senhor em vida, muitos usufruíram da capoeira fora dos limites do Estado Pernambucano, mas quase nenhum fora capaz de fazer, e render homenagem ao seu Mestre em vida.
    Na realidade, sou um saudosista da capoeira de outrora, contudo, sou capaz de reconhecer os valores dos novos mestres, e como tal, saúdo a todos, e conclamo a defender seu titulo, que para nós é muito pouco, em função da sua dedicação ao povo e aos capoeiristas pernambucanos, o senhor é sim, de fato e agora de direito, reconhecido por uma entidade jurídica, legalmente constituída, que é capaz de quebrar tabu como este.

    ResponderExcluir
  8. A causa do homem negro, assim como, a da capoeira sempre foi cercada de grandes dificuldades, pois veja só, hoje grandes entidades de ensino, podem sim conceder títulos de doutor em suas áreas catedráticas, pois assim sendo, a UNICALEN, único instrumento a reunir 34 Mestres de capoeira numa mesma entidade, dentro e fora do Brasil, isto sim nos dá o direito de fazer, e dizer “o senhor Marcondes Luiz Ferreira da Silva, também conhecido por Mestre Pirajá, é de fato, e de direito Doutor na Arte da Capoeira, único título dado por uma entidade que realmente prática aquilo a que se propõe “A CAPOEIRA”.
    Como uma Universidade pode conceder aquilo que ela não faz? Seria no mínimo um engodo, Quem seria a pessoa, que dentro de uma universidade teria respaldo, dentro da comunidade capoeirística, a conceder um titulo desta Magnitude?
    Um grande abraço, e mais uma vez, muito bom dia!
    Mestre Caboclo Capoeira- Grupo Capoeira Kazembê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Mestre Caboclo, Pessoa de grade sabedoria e que estimo muito !

      Excluir
  9. SAUVE MESTRE PIRAJA
    EU GOSTEI MUITO DU SEU BLOG ESTAR MUITO BEM ESPLICATIVO A HISTOIRA DA DAPOEIRA DE PERNAMBUCO
    BOA CONTINUASAO PRO SENHOR SAUVE CAPOEIRA
    PROFESSOR LEO ASSOCAP

    ResponderExcluir
  10. A covardia que fizeram com o Senhor, no Dossiê nº 12 é reparável após 10 anos no esquecimento, 2018, já falei com o advogado da UNICALEN para acompanhar todos documentos do complemento do falso Dissiê nº 12.

    ResponderExcluir
  11. salve mestre piraja, Eu sou de 80 em diante não conhecir o seu trabalho. mais lhe considero mestre pela sua historia dentro de PE. para mim é um orgulho. gostaria que mim tirase uma dúvida sobre o trabalho desses mestre que fizeram nome em recife-pe. que irei relatar: João Mulatinho,teté,Galvão,Barrão,Linguado,Do vale,dodi,dj,ema, cancão,todo duro,sombra,hulk,trator,lospa,bem te vi,onça,sapo,corisco,estrovengar,pesqueira,e (finado Silvio) sem exceção?

    ResponderExcluir
  12. Meus sentimentos pelo Falecimento de Sua Esposa e Mãe de Todos nós seus Alunos e discipulos.

    ResponderExcluir
  13. Em plena pandemia deste diabolico coronavirus, recebi notícia que, o IPHAN , junto a UFPE, reconheceu Marcondes Luiz Ferreira da Silva, Primogenito atual da capoeira de Pernambuco desde 1958. negando as mentiras do Dossiê nº 12º, Salve "UNICALEN" Universidade da Capoeira Angolo-Regional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bravo Parabéns Mestre Pirajá e Mestre Espinhela Pela Consagração e Lutas no Cotidiano Com Nossa Capoeira Pernambucana, Um Forte Abraço e Muito Axé! Ubuntu!

      Excluir
  14. Grande respeito e carinho a nosso grande mestre Pirajá! Deus abençoe sempre mestre. Ensinamentos para a vida. Ass: M Pantera Negra.

    ResponderExcluir
  15. Grande Mestre Pirajá o senhor para mim e expiração e o maior exemplo a ser seguido. Salve Mestre Pirajá que tanto me aconselha sempre carinho e respeito para toda a vida. M Pantera Negra PE .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRIA DA CAPOEIRA PERNAMBUCANA

Apartí de 1978 a capoeira tomou um impulso muito grande em sua divulgação e ensino, foi quando eu, Mestre Pirajá, participava de um concurso de música afro-Brasileira no Sesc de Santo Amaro quando conhecí o Mestre João mulatinho que se fazia acompanhar do Mestre Zumbí Bahia, e ambos tinham ido para assistí ao evento musical e mim conhecerem, fizemos uma grande amizade e apartí daí passamos a nos encontrar sempre que possivel para troca de conhecimentos, estudo, organização e jogar-mos capoeira, ainda hoje mim lembro da música que concorrí, sendo a mesma de autoria minha, Edson oliveira(compositor da escola Galeria do Ritmo) e do meu aluno e tambem compositor Heleno Lovação, “ Assunçê dis que não jogo Vou jogar prá assunçê ver Mas jogando a Capoeira Faço o mundo estremecer Vai vai Galeria, vai brincar O carnaval, Na roda de Capoeira E no som do Berimbau E Grupo Senzala de Capoeira Joga de pés no chão e sacode a poeira.” Em 1980 nós faziamos o 1º Batismo Oficial e coletivo de Capoeira, p

MURAL DE FOTOS DO MESTRE PIRAJÁ

ENCONTRO PRÓ-CAPOEIRA RECIFE MESTRE PIRAJÁ E MESTRE CURIÓ HOMENAGEM AO MESTRE PIRAJA PELA PREFEITURA DO RECIFE MESTRE PIRAJÁ E MESTRE MORCEGO MARDONIO MEU FILHO CAÇULA E MINHA ESPOSA DIRCE EXECUÇÃO DO HINO NACIONAL COM TODOS OS MESTRES QUE NA OCASIÃO FORAM HOMENAGEADOS HOMENAGEM DOS MESTRES AO MESTRE PIRAJA E ESPOSA MESTRE PIRAJÁ E SUA ESPOSA DIRCE MESTRE PIRAJÁ COM O TROFÉU EM SUA HOMENAGEM MESTRE PIRAJÁ FAZENDO UMA EXIBIÇÃO DE TOQUES DE BERIMBAU LADEADO POR SUA ESPOSA, MESTRE PADRE, CONTRA-MESTRE ENRROLADO E ALUNO MESTRE PIRAJÁ COM MESTRE KIM EM EVENTO DO GRUPO AXÉ NA TURQUIA MESTRE PIRAJA E MESTRE BARRÃO NO EVENTO DO AXÉ CAPOEIRA NA TURQUIA COM O GRADUADO HALIT E ALUNO MESTRE PIRAJÁ, MESTRE BARRÃO, MESTRE KIM, INSTRUTOR BARRIL EVENTO DO AXÉ CAPOEIRA NA TURQUIA ENCERRAMENTO DO EVENTO DO GRUPO AXÉ CAPOEIRA ANCARA - TURQUIA CIDADE DE NICE - FRANÇA MESTRE BARRÃO, MESTRE NEM, MESTRE HULK, MESTRE PIRAJÁ, MESTRE DUVALLE NICE - FRANÇA MESTRE DUVALLE, MESTRE PIRAJÁ, MESTRE BARRÃO E MESTRE NE