Pular para o conteúdo principal

HISTÓRIA DA CAPOEIRA PERNAMBUCANA

Apartí de 1978 a capoeira tomou um impulso muito grande em sua divulgação e ensino, foi quando eu, Mestre Pirajá, participava de um concurso de música afro-Brasileira no Sesc de Santo Amaro quando conhecí o Mestre João mulatinho que se fazia acompanhar do Mestre Zumbí Bahia, e ambos tinham ido para assistí ao evento musical e mim conhecerem, fizemos uma grande amizade e apartí daí passamos a nos encontrar sempre que possivel para troca de conhecimentos, estudo, organização e jogar-mos capoeira, ainda hoje mim lembro da música que concorrí, sendo a mesma de autoria minha, Edson oliveira(compositor da escola Galeria do Ritmo) e do meu aluno e tambem compositor Heleno Lovação, “ Assunçê dis que não jogo
Vou jogar prá assunçê ver
Mas jogando a Capoeira
Faço o mundo estremecer
Vai vai Galeria, vai brincar
O carnaval, Na roda de Capoeira
E no som do Berimbau
E Grupo Senzala de Capoeira
Joga de pés no chão
e sacode a poeira.”
Em 1980 nós faziamos o 1º Batismo Oficial e coletivo de Capoeira, porque os Batismos de Capoeira do Grupo Senzala já acontecia desde 1974 individualmente entre os membros do grupo com o seu Mestre Pirajá.
Em 1981 já existia 7 (sete) Academias de Capoeira em todo Estado de Pernambuco, “ Grupo Senzala de Capoeira” no Morro da Conceição, do Intrutor Pirajá; “Studio de Arte Física” em Boa Viagem, dos Instrutores Mulatinho e Bigode; “Viva a Bahia”no Bairro do Prado do Instrutor Galvão; “Grupo Cajueiro Sêco de Capoeira”em Prazeres do instrutor Paulo de Prazeres(ou Paulo Guiné); “ Grupo Marco Coca-Cola de Capoeira”em Casa Caiada-Olinda do Instrutor Coca-Cola; “Grupo Lázaro Africano de Capoeira” no Amaro Branco-Olinda do Instrutor Lázaro; “ “A.A.A.C.M.”na Rua Gevásio Pires, Centro do Recife, Instrutores Zumbí Bahia e Mulatinho, local a onde agente costumava se reunir nos fins de semana para conversar-mos e jogar capoeira numa grande roda geralmente ás tarde.
Nêste mesmo ano no mês de agôsto, o Instrutor João Mulatinho, havia entrado em contato com o Instrutor ZULU de Brasilia, DF. Reuniu-se com os Lideres dos Grupos acima citados no objetivo de modificar as cordas que eram nas côres da Bandeira Brasileira, passando a ser conforme as côres dos Orixás da Umbanda, com irradiação nas côres: Azul= Iemanjá; Marron=Xangô; Verde=Oxossi; Amarelo=Oxum; Rôxo=Iansã; Vermelho=Ogum; Branco=Oxalá. Onde ouve a concordância de toudos os Instrutores dos Grupos acima citados. Os Instrutores passaram a usar a corda Vermelha e os mais graduados passaram a usar a corda Marron, foi aí que ouve uma grande evasão de graduados que não aderiram ao novo sistema de graduação, criando com isso uma divisão muito grande da nossa capoeira local, pois aqueles que ainda eram alunos e jogavam até bem a capoeira se achavam já prontos a ser professores, o que Eu, João Mulatinho, Zumbí Bahia e Galvão não concordava, pois ainda lhes faltavam muitos fundamentos sôbre a capoeira Angola e a Capoeira Regional.
Em Janeiro de 1982, O Conselho de Moradores do Morro da Conceição, em conjunto com o centro de Comunicação do Córrego do José Grande, com autoria de Cassimiro Junior e Admilson Barros, compôs um Cordel, com o titulo de “Pirajá o Mito da Capoeira”.
Em 1983, o Mestre Pirajá com o seu “Grupo Senzala de Capoeira”, foi convidado para fazer o fundo musical tocando com o seu Berimbau o toque de Santa Maria no Casamento de Roberta e Admilson Barros, realizado na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição do Morro, o que se tornou um fato inédito para toudos que estavam presente ao ato Religioso, uma vez que a Capoeira nesta època sofria uma grande e intensa descriminação por parte da nossa Sociedade, foi um grande marco para aqueles que sempre acreditaram e sempre sonharam e tiveram esperança de ver a nossa Arte-Capoeira reconhecida como ela é hoje, reconhecida em toudo Brasil e em mais da metade do mundo, graças a luta e insistência de toudos os Mestres ainda vivos e os que já partiram dêste mundo para outro melhor.
No ano de 1986, data que na época já existia Mestres Cordas Vermelhas formados em outros Estados do Brasil, e aquí em Pernambuco, titulo ortogado pelo “Departamento Especial de Capoeira da Federação Pernambucana de Pugilismo e da CBP”, o Mestre Pirajá, convidou toudos os Mestres cordas Vermelhas da época que eram; Mestre(João Mulatinho, Bairro de Boa Viagem), ( Zumbí Bahia do Sesc de Santo Amaro), ( Paulo Guiné de Prazeres), ( Galvão do Prado), (Marcos Coca-Cola de Olinda), toudos com seus auxiliares e alunos para examinar os graduados do “Grupo Senzala de Capoeira do Mestre Pirajá”, dessa primeira turma, em 10 de maio de 1987, na Sede da Escola de Samba Galeria do Ritmo e tendo seu final dos exames na Escola Maria da Conceição no Largo D. Luiz, atráves de exames e planos de aulas , só cinco(05) conseguiram chegar e serem aprovados pela banca formada pelos Mestres examinadores á Corda Vermelha que era a maior graduação na época, recebendo o titulo de “Mestre Instrutor” ; Cancão, Espinhela,Todo-Duro,Duvalle e Barrão, que hoje divulga a existência da Capoeira Pernambucana em vários Estados do Brasil e em dezenas de Países do mundo, em 1997, dez anos depois formei com a Corda Vermelha, Mestre Cal, que venhe seguindo a mesma filosofia do Mestre como os demais jà formado, voltada para o trabalho, honest-
idade e amizade.




Comentários

  1. Valeu grande mestre e Doutor de nossa capoeira Pernambucana, e a Anglo-regional?

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde Mestre Pirajá.

    Pratico capoeira a mais de 10 anos, e estou querendo evoluir meus conhecimentos referente a história da capoeira.

    Agradeço muito sua contribuição, com estes depoimentos esta nos possibilitando a conhecer mais da capoeira pernambucana.

    Meu muito obrigado Mestre.

    O senhor faz porte da memoria viva da capoeira de pernanbuco, assim lhe peço para me tirar algumas duvidas


    Em relação a graduação, o Sr. comentou que em 1981, foi substituído as cores das cordas de graduação, passando a adotar a de Zulu e antes disso era utilizada as cores da bandeira do Brasil.
    Lhe pergunto, por qual finalidade os lideres dos grupos citados neste depoimentos, se reuniu para trocar as cores das cordas?

    o Sr. se lembra do nome de alguém que pegou corda azul, nesta época? e se algum desses já dava aula?

    o Sr comentou que desde 1974 o Grupo Senzala de PE faz batizado, (qual seqüência de corda foi distribuída neste batizado?) e em 1980 foi feito o primeiro batizado coletivo, sabe-se que o Grupo Senzala não utiliza as seqüência de cordas da cor da bandeira, nesta época o Sr utilizava qual tipo de seqüência de cor de corda?

    Nas décadas de 50, aproximadamente em 1958, seu irmão de criação, Luiz Naval, lhe iniciou na capoeira na localidade hoje chamada de vasco da gama, e nesta época não existia berimbau, existia cordel? qual a seqüência de corda?

    Outro resgate que me importo saber, e se o sr lembra de alguém mais que ensinava ou praticava capoeira na época de seu irmão.

    Desculpe tantas perguntas, porem conto com sua colaboração.

    Se for possível, gostaria muito de fazer um treino (conversa/movimentação) de capoeira com o sr, me proporcionará um enorme crecimento como capoeirista.

    Atenciosamente
    Denis Campello oemaildedenis@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Salve Mestre Pirajá!
    Tenho imensa satisfação de poder te cumprimentar e reativar uma amizade de muitos anos. Parabéns pela continuidade da arte de preservação da vida, que nós em Recife, tivemos a honra de impulsionar, desde 1980.
    Querido Mestre, quero te solicitar uma declaração sobre a minha atuação na capital pernambucana, afim de participar do Prêmio Viva Meu Mestre - 2010.
    Mande-me o seu e-mail, para que eu te mande o modelo.
    Abraços fraterno do seu irmão Zumbi Bahia
    Te aguardo neste e-mail: zumbibahia@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. boa tarde mestre pirajá,sou primo do mestre pedro do morro da conceição,sou mestre lampiao sp.muito axé a todos ,forte abraço

    ResponderExcluir
  5. Boa noite mestre Pirajá sou C.mestre : Cimarron fico grato pelo acervo cultural da história da capoeira de Pernambuco,vend v que alguns Mestre cria controvérsia sobre o assunto: peço que o senhor mim responda,! Em quantos era feito os treinos com seu irmão de criação Luiz naval!? Quais eram os nomes deles???

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O MESTRE

Eu conheci e mim iniciei na Capoeira com um irmão de criação de meu pai, conhecido pelo nome de Luiz Naval, que em 1958 chegou do interior para morar na localidade chamada de Visgueiro, hoje Vasco da Gama, onde nesta capoeira não existia o berimbau, era em forma de Batuque com tambores e palmas, as gingas eram passos laterais em formas de tombos e esquivas, para frente aplicando o ataque, e para traz em fuga, os golpes conhecidos e ensinados eram tapão, rabo-de-arraia, coices, cabeçadas, rasteiras, cotoveladas, chibatas, bandas, etc... Segundo êle, tinha aprendido com alguns negros descendentes de escravos que moravam e trabalhavam na Usina Bonfim e em seus engenhos, lugar aonde nasceu meus avós e pais, naquela região imensa entre as cidades de primaveras e fleixeiras, região da mata no Estado de Pernambuco. Eu já nascí em Recife, no Morro da Conceição, para onde meus pais haviam vindo morar quando se mudaram para a capital em busca de melhores dias de vida. Em meados de 1966 i

MURAL DE FOTOS DO MESTRE PIRAJÁ

ENCONTRO PRÓ-CAPOEIRA RECIFE MESTRE PIRAJÁ E MESTRE CURIÓ HOMENAGEM AO MESTRE PIRAJA PELA PREFEITURA DO RECIFE MESTRE PIRAJÁ E MESTRE MORCEGO MARDONIO MEU FILHO CAÇULA E MINHA ESPOSA DIRCE EXECUÇÃO DO HINO NACIONAL COM TODOS OS MESTRES QUE NA OCASIÃO FORAM HOMENAGEADOS HOMENAGEM DOS MESTRES AO MESTRE PIRAJA E ESPOSA MESTRE PIRAJÁ E SUA ESPOSA DIRCE MESTRE PIRAJÁ COM O TROFÉU EM SUA HOMENAGEM MESTRE PIRAJÁ FAZENDO UMA EXIBIÇÃO DE TOQUES DE BERIMBAU LADEADO POR SUA ESPOSA, MESTRE PADRE, CONTRA-MESTRE ENRROLADO E ALUNO MESTRE PIRAJÁ COM MESTRE KIM EM EVENTO DO GRUPO AXÉ NA TURQUIA MESTRE PIRAJA E MESTRE BARRÃO NO EVENTO DO AXÉ CAPOEIRA NA TURQUIA COM O GRADUADO HALIT E ALUNO MESTRE PIRAJÁ, MESTRE BARRÃO, MESTRE KIM, INSTRUTOR BARRIL EVENTO DO AXÉ CAPOEIRA NA TURQUIA ENCERRAMENTO DO EVENTO DO GRUPO AXÉ CAPOEIRA ANCARA - TURQUIA CIDADE DE NICE - FRANÇA MESTRE BARRÃO, MESTRE NEM, MESTRE HULK, MESTRE PIRAJÁ, MESTRE DUVALLE NICE - FRANÇA MESTRE DUVALLE, MESTRE PIRAJÁ, MESTRE BARRÃO E MESTRE NE