Pular para o conteúdo principal

IMPORTÂNCIA PEDAGÓGICA DA CAPOEIRA

CAPOEIRA – DANÇA e ARTE: A arte se faz presente através da música, do ritmo, do canto, do instrumento, da expressão corporal e das criatividades de cada movimento.
CAPOEIRA – FOLCLORE: É uma expressão popular que faz parte da cultura Brasileira.
CAPOEIRA - ESPORTE: Como modalidade desportiva, institucionalizada em 1972 pelo Conselho Nacional de Desportos, ela mesma deveria ter um toque especial para competição, estabelecendo-se treinamentos físicos, técnicos e táticos.
CAPOEIRA - EDUCAÇÃO: Apresenta-se como um elemento importante para a formação integral do aluno, desenvolvendo o físico, o caráter, a personalidade e influenciando nas mudanças de comportamento. Proporciona ainda um auto conhecimento e uma análise crítica das suas potencialidades e limites. Na educação especial, a Capoeira encontra como frutífero junto aos portadores de deficiência física.
CAPOEIRA – LAZER: Como prática não formal, através das “rodas” espontâneas, realizadas nas praças, colégios, universidades, festas, praias e etc...
CAPOEIRA - LUTA: Apresenta sua origem e sobrevivência através dos tempos, na sua forma mais natural, como instrumento de defesa pessoal, genuinamente brasileira. Deverá ser ministrada com o objetivo de Capoeira combate e defesa.
CAPOEIRA – FILOSOFIA DE VIDA: Muitos são os adeptos que se engajam de corpo e alma, criando dessa forma uma filosofia de vida, tendo a Capoeira como elemento símbolo, até mesmo usando-a para a sua própria sobrevivência.
CAPOEIRA – RELIGIÃO: É uma forma de Louvar a Deus, segundo os Salmos 149 e 150 da Bíblia Sagrada.

Obs: Apesar de termos enumerados algumas concepções de práticas de Capoeira em vários ambientes, acreditamos que esta deverar ser ensinada globalmente, deixando que o educador busque a sua identificação em quais quer dessas formas. Caberá ao professor um papel importante, orientando e estimulando o aluno para que possa êle aproveitar ao maximo toda sua potencialidade.




Mestre Pirajá o Mito

( cordel )

Amigo preste atenção
No que vou lhe contar
Vai lhe servir de lição
Peço prá me escutar.

Se voçê me escutar
Voçê vai sair ganhando
É só voçê esperar
E comigo ir contando.

Vou falar de um assunto
Que vai chamar atenção
Que é muito badalado
No Morro da Conceição.

É da nossa Capoeira
Que agora vou falar
Pode parecer besteira
Mesmo assim eu vou contar.

No quilombo dos Palmares
Escondido o negro dançou
E dela também fez luta
E contra o branco usou.

Até que um dia o branco,
Por lei fez do negro irmão
E estudou a Capoeira
O jogo da libertação.

Capoeira meu amigo
Vou te dizer como é que é,
Tanto pode jogar homem
Como menino e mulher.

A Capoeira que há anos
Ficou muito reduzida
Proibida pelo branco
Não pode ser reconhecida.

Surgiram os seus seguidores
Por todo o nosso Brasil
Mas também em Pernambuco
Foi que a arte se expandiu.

Capoeira meu amigo
É dança é vibração
É considerada um jogo
Jogo de libertação.


Mas prá jogar Capoeira
Um mestre tem que ensinar
Capoeira né besteira
Nem coisa de se brincar.


Vou falar de um grande Mestre
O seu nome digo já
Conhecido lá no Morro
Como Conde Pirajá.


Já treinou foi muita gente
Em quase todo o Brasil
É bastante experiente
Bom, amigo e gentil.


Capoeira de Angola
Também a Regional
Se aprende com mestre Conde
O jogo é sensacional.


Agora vou lhe falar
É dos alunos do Mestre
Eles são bons de jogar
São uns cabras bons da peste.


Tem Marron, tem Espinhela
Tem Luiz Touro também,
Todo Duro, Barrão e Cancão
Em toda casa Amarela
Outros alunos ele tem.


Aos outros que eu não falei
Peço agora meu perdão
Se estiver aqui presente
por favor levante a mão.


Vou deixar o meu aviso
Favor não esqueça não
Capoeira meu amigo
É jogo da libertação


No nosso Brasil colônia
Como diz lá na história
Foi bastante praticada
Guarde isso na memória.


Vêiu o negro como escravo
Trabalhar no meu Brasil
Tirado de sua terra
Pela ponta do fuzil.


Trouxe sua Capoeira
Da África para o Brasil
O branco fazendo asneiras
Por mêdo a proibiu.


Mas o negro por ser forte
Praticou nas escondidas
E enfrentou até a morte
Do branco as investidas.


Capoeira minha gente
Não tem discriminação
É jogo bem praticado
No Morro da Conceição.


No Morro da Conceição
Bairro de Casa Amarela
Mora o Mestre Pirajá
Marron, Luiz Touro e Espinhela.


Quem gosta de Capoeira
E deseja praticar
Só basta subir o Morro
E procurar o Mestre Pirajá.


Agradeço ao leitor
Em nome do Pai do céu
E peço um pequeno favor
Que divulgue êsse cordel.

Obs: Êste cordel foi escrito no mês de janeiro de 1982, por Admilson Barros e Casimiro Junior,
com o apoio do Grupo Senzala de Capoeira, Conselho de moradores do Morro da Concei-
-ção e o Centro de Comunicação do Córrego do José Grande.

Comentários

  1. muito legal, e são dessas coisas que nós da capoeira precisamos para nos fortalecer cada vez mais!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRIA DA CAPOEIRA PERNAMBUCANA

Apartí de 1978 a capoeira tomou um impulso muito grande em sua divulgação e ensino, foi quando eu, Mestre Pirajá, participava de um concurso de música afro-Brasileira no Sesc de Santo Amaro quando conhecí o Mestre João mulatinho que se fazia acompanhar do Mestre Zumbí Bahia, e ambos tinham ido para assistí ao evento musical e mim conhecerem, fizemos uma grande amizade e apartí daí passamos a nos encontrar sempre que possivel para troca de conhecimentos, estudo, organização e jogar-mos capoeira, ainda hoje mim lembro da música que concorrí, sendo a mesma de autoria minha, Edson oliveira(compositor da escola Galeria do Ritmo) e do meu aluno e tambem compositor Heleno Lovação, “ Assunçê dis que não jogo Vou jogar prá assunçê ver Mas jogando a Capoeira Faço o mundo estremecer Vai vai Galeria, vai brincar O carnaval, Na roda de Capoeira E no som do Berimbau E Grupo Senzala de Capoeira Joga de pés no chão e sacode a poeira.” Em 1980 nós faziamos o 1º Batismo Oficial e coletivo de Capoeira, p

O MESTRE

Eu conheci e mim iniciei na Capoeira com um irmão de criação de meu pai, conhecido pelo nome de Luiz Naval, que em 1958 chegou do interior para morar na localidade chamada de Visgueiro, hoje Vasco da Gama, onde nesta capoeira não existia o berimbau, era em forma de Batuque com tambores e palmas, as gingas eram passos laterais em formas de tombos e esquivas, para frente aplicando o ataque, e para traz em fuga, os golpes conhecidos e ensinados eram tapão, rabo-de-arraia, coices, cabeçadas, rasteiras, cotoveladas, chibatas, bandas, etc... Segundo êle, tinha aprendido com alguns negros descendentes de escravos que moravam e trabalhavam na Usina Bonfim e em seus engenhos, lugar aonde nasceu meus avós e pais, naquela região imensa entre as cidades de primaveras e fleixeiras, região da mata no Estado de Pernambuco. Eu já nascí em Recife, no Morro da Conceição, para onde meus pais haviam vindo morar quando se mudaram para a capital em busca de melhores dias de vida. Em meados de 1966 i

MURAL DE FOTOS DO MESTRE PIRAJÁ

ENCONTRO PRÓ-CAPOEIRA RECIFE MESTRE PIRAJÁ E MESTRE CURIÓ HOMENAGEM AO MESTRE PIRAJA PELA PREFEITURA DO RECIFE MESTRE PIRAJÁ E MESTRE MORCEGO MARDONIO MEU FILHO CAÇULA E MINHA ESPOSA DIRCE EXECUÇÃO DO HINO NACIONAL COM TODOS OS MESTRES QUE NA OCASIÃO FORAM HOMENAGEADOS HOMENAGEM DOS MESTRES AO MESTRE PIRAJA E ESPOSA MESTRE PIRAJÁ E SUA ESPOSA DIRCE MESTRE PIRAJÁ COM O TROFÉU EM SUA HOMENAGEM MESTRE PIRAJÁ FAZENDO UMA EXIBIÇÃO DE TOQUES DE BERIMBAU LADEADO POR SUA ESPOSA, MESTRE PADRE, CONTRA-MESTRE ENRROLADO E ALUNO MESTRE PIRAJÁ COM MESTRE KIM EM EVENTO DO GRUPO AXÉ NA TURQUIA MESTRE PIRAJA E MESTRE BARRÃO NO EVENTO DO AXÉ CAPOEIRA NA TURQUIA COM O GRADUADO HALIT E ALUNO MESTRE PIRAJÁ, MESTRE BARRÃO, MESTRE KIM, INSTRUTOR BARRIL EVENTO DO AXÉ CAPOEIRA NA TURQUIA ENCERRAMENTO DO EVENTO DO GRUPO AXÉ CAPOEIRA ANCARA - TURQUIA CIDADE DE NICE - FRANÇA MESTRE BARRÃO, MESTRE NEM, MESTRE HULK, MESTRE PIRAJÁ, MESTRE DUVALLE NICE - FRANÇA MESTRE DUVALLE, MESTRE PIRAJÁ, MESTRE BARRÃO E MESTRE NE